O programa MPS.BR representa uma iniciativa para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas Brasileiras. Seu principal objetivo é desenvolver e disseminar um modelo de melhoria de processos brasileiro (o modelo de referência MPS) visando estabelecer um caminho economicamente viável para que organizações, incluindo as pequenas e médias empresas, alcancem os benefícios da melhoria de processos e da utilização de boas práticas da engenharia de software em um intervalo de tempo razoável.

O modelo foi desenvolvido levando em consideração normas internacionais, modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software brasileira. Em relação a empresas avaliadas, até novembro de 2010 contava-se com 250 avaliações MPS publicadas. Os resultados destas avaliações estão disponíveis na seção Avaliações em www.softex.br/mpsbr.

Tendo em vista a adoção do modelo MPS pelas empresas brasileiras, revela-se o interesse por compreender qualitativamente os resultados de desempenho obtidos por estas empresas, tais como prazo, produtividade, custo e qualidade. Com este objetivo, o projeto iMPS (informações para acompanhar e evidenciar variação de desempenho nas empresas que adotaram o modelo MPS) foi iniciado em 2007 junto ao Grupo de Engenharia de Software Experimental (http://ese.cos.ufrj.br) da COPPE/UFRJ.

O objetivo do iMPS foi planejar um survey, seguindo os princípios da Engenharia de Software Experimental, e periodicamente executá-lo para acompanhar e evidenciar resultados de desempenho nas empresas de software que adotaram o modelo MPS. Mais informações sobre o plano da pesquisa, os momentos de captura das informações e o tratamento dado às ameaças à validade podem ser encontrados em [Kalinowski et al., 2008]. As rodadas de 2008 (baseline) e 2009 do iMPS forneceram evidências objetivas iniciais [Travassos e Kalinowski, 2008a] [Travassos e Kalinowski, 2009], a serem complementadas anualmente por novas rodadas iMPS que permitirão análises comparativas.

 

Kalinowski, M., Weber, K. and Travassos, G.H. (2008) iMPS: An Experimentation Based Investigation of a Nationwide Software Development Reference Model. ACM/IEEE 2nd International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM). October, 9-10. Kaiserslautern. Germany.

Travassos, G. H.; Kalinowski, M. (2010). Resultados Iniciais iMPS 2010: Variação de Desempenho nas Empresas que Adotaram o Modelo MPS, VI Workshop Anual do MPS (ISBN: 978-85-99334-19-5), Campinas, SOFTEX.

Travassos, G. H.; Kalinowski, M. (2009). iMPS 2009 – Caracterização e Variação de Desempenho de Organizações que Adotaram o Modelo MPS. Campinas, SP: SOFTEX, 2009 (ISBN: 978-85-99334-18-8).

Travassos, G. H. e Kalinowski, M. (2008a). iMPS: Resultados de desempenho de empresas que adotaram o modelo MPS. Campinas, SP: SOFTEX, 2008 (ISBN 978-85-99334-11-9).

Travassos, G. H.; Kalinowski, M. (2008b). iMPS: Informações para acompanhar e evidenciar variação de desempenho nas empresas que adotaram o Modelo MPS. Relatório Técnico do Projeto iMPS 2008. SOFTEX.