Action Research
Contents
Definition
English
Empirical method that aims to solve real world problems, while simultaneously studying the experience to solve a given problem. A key element of Action research is the involvement of the researcher in the fenomenon under study. This is a clear contrast to most empirical methods which focuses on observing the problem.
Portuguese
Pesquisa-Ação
Método empírico que visa resolver os problemas do mundo real, enquanto se estuda de modo simultâneo a experiência para resolver determinado problema. Enquanto a maioria dos métodos de investigação empírica foca somente em observar o mundo como ele existe atualmente, os pesquisadores que trabalham com action research pretendem intervir nas situações estudadas com finalidade de melhorar a situação em questão. A action research se posiciona entre a prática rotineira e a pesquisa acadêmica. Uma definição mais formal seria: o termo aplicado a projetos em que os participantes procuram transformações nas suas próprias práticas.
Action research ocorre em cenários sociais não-controlados, que não seguem as variáveis canônicas controladas, comuns à pesquisa científica, sendo chamada de intervencionista. Como muitas idéias de Engenharia de Software foram concebidas em projetos de desenvolvimento reais, é dito que muito da pesquisa em ES é, na realidade, action research disfarçada. Contudo, a adoção explícita da action research torna mais rigoroso o projeto e a avaliação da pesquisa. Action research é interessante para pesquisadores que desejam conciliar pesquisa com atividades profissionais, especialmente aqueles interessados em compartilhar a experiência e o aprendizado acumulado em benefício de outras pessoas.
A action research é um método empírico considerado imaturo como tal, de processo, cíclico, não-repetível e recuperável que emprega técnicas de pesquisa reconhecidas através de atuação colaborativa e intervencionista de um action researcher (pesquisador de AR) em um grupo de practioners (praticantes), a fim de identificar as ações a serem tomadas para melhorar a prática sobre determinada situação-problema (problem situation) de uma organização e contribuir para o conhecimento científico.
Español
Es un método empírico que busca resolver problemas del mundo real, mientras en simultaneo se estudiar el problemas y la experiencia para resolver el problema. Action Research se diferencia de otros métodos empiricos, en que el investigador esta involucrado en el fenómeno bajo estudio.
Alternative Methods
Portuguese
Pesquisa-Ação Participatória (Participatory AR)
Método de Action Research que difere da Action Research convencional pelo fato dos practitioners também atuarem como co-pesquisadores.
Ciência-Ação (Action Science)
Método de Action Research que difere da Action Research convencional pelo fato de enfatizar as teorias-em-uso espontâneas e tácitas que os practitioners trazem para a prática e a pesquisa.
Pesquisa-Ação Técnica (Technical AR)
Modalidade de Action Research em que as ações baseiam-se numa prática pré-existente na literatura, que será aplicada à situação-problema pesquisada.
Pesquisa-Ação Prática (Practical AR)
Modalidade de Action Research em que o Action Researcher escolhe ou projeta as mudanças (ações) a serem promovidas na situação social pesquisada, mantendo-se, contudo, dentro dos limites do ambiente ou organização onde será efetuada a mudança.
Pesquisa-Ação Política (Political AR)
Modalidade similar à Pesquisa-Ação Prática, mas quando a mudança proposta é mais profunda, e há a pretensão de quebrar as restrições existentes; a fonte de mudanças advém das mais diversas formas de poder.
Pesquisa-Ação Socialmente Crítica (Socially Critical AR)
Um modo específico da Pesquisa-Ação Política. Deseja-se aumentar o sentimento de justiça e igualdade social, e não apenas melhorar a maneira de se fazer algo.
Pesquisa-Ação Emancipatória (Emancipatory AR)
Outra variação da Pesquisa-Ação Política. Pretende mudar o status quo não apenas para um conjunto de pessoas, mas para todo um grupo social.
Reference
- (EASTERBROOK et al., 2007)
- (CHECKLAND and HOLWELL, 1997)
- (BASKERVILLE, 1999)
- Tripp, D; “Action research: a methodological introduction”, Educ. Pesqui. vol.31 no.3 São Paulo Sept./Dec. 2005