O Professor Guilherme Horta Travassos ministra palestra no SBQS 2015 e chama atenção para as novas características dos sistemas de software contemporâneos.
“Sensíveis, invisíveis, às vezes tolerantes, heterogêneos, descentralizados e interoperáveis…e precisamos garantir sua qualidade…”
Sistemas de software contemporâneos apresentam propriedades que se somam aquelas apresentadas em software convencional. Características relacionadas a onipresença de serviços, captura de experiências e intenções, adaptação ao comportamento, descentralização, descoberta de serviços, heterogeneidade de serviços e dispositivos, interoperabilidade, mínima intervenção do usuário e tolerância a falhas normalmente emergem neste cenário tecnológico. Em geral, estes sistemas de software interagem com atores, não necessariamente humanos, e são sensíveis ao contexto, ou seja, capturam o contexto e o utilizam como guia comportamental na interação ator-computador.
Garantir a qualidade de qualquer software é de fundamental importância, tendo em vista sua inserção no dia a dia da sociedade. Entretanto, realizar a verificação e validação (testes) destes sistemas de software contemporâneos considerando que as tecnologias disponíveis não foram, em geral, desenvolvidas para tratar e/ou considerar estas propriedades torna-se um desafio.
Esta palestra intenciona discutir estas questões. Tendo como base evidencias obtidas nas pesquisas desenvolvidas no Grupo de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ e mais recentemente no contexto do projeto CNPq (484380/2013-3) CAcTUS – Testes Sensíveis ao Contexto para Sistemas Ubíquos, desafios da pesquisa e da prática serão apresentados a audiência.