Pela primeira vez em seus 42 anos de história, a ICSE – a principal conferência de Engenharia de Software – foi na América Latina, em Buenos Aires, de 20 a 28 de maio de 2017. O evento internacional reúne as principais mentes em pesquisa, prática e educação da área de engenharia de software para discutir as inovações, tendências e experiências mais recentes.
Membros o grupo ESE, atuais e egressos, participaram ativamente da conferência.
As alunas Rebeca Motta e Talita Ribeiro foram selecionas para atuarem como student volunteers junto a organização da conferência.
Durante o ICSE, além da trilha principal, também ocorrem diversos workshops e eventos colocados que tratam de temas específicos.
O SESoS é um desses workshops, focado em Software Engineering para Systems-of-Systems, no qual Rebeca Motta apresentou um trabalho na sessão técnica.
- Rethinking Interoperability in Contemporary Software Systems (Rebeca Motta, Kathia Oliveira e Guilherme Travassos)
Já o CIBSE é um dos eventos colocados, sendo um dos principais fóruns de pesquisa Iberoamericano em Engenharia de Software. Durante o CIBSE, o professor Guilherme Horta Travassos foi responsável pelo tutorial Conducting Survey Research in Software Engineering: Concepts and Experiences e na trilha de Engenharia de Software Experimental (ESELAW) dois trabalhos foram apresentados:
- Who is Right? Evaluating Empirical Contradictions in the Readability and Comprehensibility of Source Code (Talita Ribeiro e Guilherme Travassos)
- Desafios para o Planejamento e Execução de Experimentos Utilizando Melhoramento genético em JavaScript (Fabio Farzat, Guilherme Travassos e Marcio Barros)
O artigo Desafios para o Planejamento e Execução de Experimentos Utilizando Melhoramento Genético em JavaScript foi premiado como Best Paper.