• Palestrantes Convidados

    Membros do Grupo ESE Palestram no Rio Info 2015

  • Prêmio Prof. Arnaldo Dias Belchior

    Alinhando Perspectivas de Qualidade em Código Fonte a Partir de Estudos Experimentais - Um Caso na Indústria

  • Keynote Speaker

    Guilherme Horta Travassos

  • Best Paper Award

    Using Focus Group in Software Engineering: Lessons Learned on Characterizing Software Technologies in Academia and Industry

Projetos

Serviços

Parcerias

Apoio

ESE (Engenharia de Software Experimental) é uma das áreas de pesquisa da linha de Engenharia de Software do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Seu objetivo é evoluir o conhecimento em Engenharia de Software a partir da aplicação de abordagem científica (experimentação) na construção de novos métodos e técnicas para apoio ao desenvolvimento de software. Além disso, preocupa-se também com o avanço da área, estudando e pesquisando novos modelos para o planejamento, execução e empacotamento de estudos relacionados à Engenharia de Software. Estas atividades são fundamentais para que a Engenharia de Software incorpore cada vez mais os princípios da Engenharia.

 

Os principais temas de pesquisa são:

Engenharia de Software Experimental

» Apoio Metodológico para Condução de Estudos em Engenharia de Software

Desenvolvimento de tecnologias (abordagens, estratégias, diretrizes, metodologias, modelos, processos entre outros) para apoiar o planejamento, execução e análise de estudos primários, secundários e terciários em Engenharia de Software.

» Ambientes para Engenharia de Software e Experimentação

Desenvolvimento de ambiente computacional para apoiar o planejamento, execução e análise de estudos primários, secundários e terciários em Engenharia de Software. Este ambiente é denominado eSEE (experimental Software Engineering Environment). O objetivo é disponibilizar um ambiente (não necessariamente apenas um conjunto de ferramentas integradas) para organizar o conhecimento sobre experimentação e apoiar a condução em larga escala (e-science) de estudos em Engenharia de Software.

Experimentação aplicada à Engenharia de Software

» Engenharia de Software Baseada em Buscas (Search-Based Software Engineering)

Investiga soluções computacionais baseadas em diferentes algoritmos de busca para otimização de características do software, como por exemplo, arranjos arquiteturais, desempenho, dentre outras.

» Engenharia de Sistemas Ubíquos

Investigação e elaboração de tecnologias que apoiem o desenvolvimento de projetos de software que requerem características de ubiquidade computacional, tais como sensibilidade ao contexto, interoperabilidade e usabilidade universal. Diferentes categorias de sistemas de software são tratadas neste tópico, incluindo sistemas de sistemas.

» Engenharia de Aplicações Web

Investigação e elaboração de tecnologias que apoiem o desenvolvimento de Aplicações Web, desde a etapa de Análise até a Verificação e Validação de tais aplicações, considerando as características particulares deste tipo de aplicação e considerando a utilização de modelos.

» Agilidade em Engenharia de Software

Investiga práticas com evidência que podem ser utilizadas para inserir agilidade em processos de software (desenvolvimento, construção, testes, dentre outros).

» Manutenção e Evolução de Software

Desenvolvimento de soluções computacionais para análise e acompanhamento do decaimento de software com base em modelos de simulação.

» Verificação, Validação e Testes de Software

Desenvolvimento de soluções para apoiar a verificação, validação e testes de software ao longo do processo de desenvolvimento, incluindo também a análise causal de defeitos. Neste sentido, estão incluídas questões relacionadas ao método de inspeção, técnicas de inspeção e processo de teste de software.

» Processos de Software para Inovação

Investigação e elaboração de tecnologias que apoiem o processo de desenvolvimento de software com foco em organizações que trabalham com inovação, principalmente em sua fase inicial de geração e gerenciamento de ideias.

 

Infraestrutura:

As atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelo Grupo ESE ocorrem no contexto do LENS - Laboratório de Engenharia de Software da COPPE/UFRJ, em suas instalações da sala H-319 e I-246.

Serviços

Parcerias

As principais instituições que mantêm parceria com o grupo ESE são: